OFERTA DE CAIM E DE ABEL

Em Gênesis 4, lemos que um dia esses dois irmãos resolveram oferecer sacrifícios ao Senhor. Porque tiveram essa idéia? Provavelmente porque seus pais lhes ensinaram a ser gratos ao Senhor que tudo lhes dava.

No entanto, a Bíblia nos diz que Deus atentou para Abel e sua oferta, mas não atentou para Caim e sua oferta. Porque não? Algumas pessoas dizem que é porque Caim trouxe legumes e Abel trouxe ovelhas.

Nada a ver! Deus nunca disse que só aceitaria animais para sacrifício. Em Levítico, vemos que os pobres, que não podiam ofertar animais, ofereciam trigo e azeite, então, descartamos a possibilidade. O que aconteceu então?

Aconteceu que Deus atentou primeiro para os corações de ambos. A Bíblia é bem clara: atentou Deus para ABEL e para sua OFERTA. Primeiro o ofertante, depois a oferta.

O coração de Abel tinha , o de Caim, não. Abel trouxe dos primogênitos, ou seja, das primícias do seu rebanho, Caim trouxe do fruto da terra, DEPOIS DE ALGUM TEMPO. O coração de Abel desejava dar o melhor a Deus, o de Caim não se preocupou com isso.

Por isso a inveja lhe sobreveio e ele acabou matando o seu irmão. E pelo sacrifício oferecido por Abel, ele alcançou testemunho de que era justo.

E nós, como estamos ofertando ao Senhor nestes dias?

O que temos dado ao Senhor? Estamos dando o melhor ou do jeito que vier tá bom? Deus é santo (1 Pe 1.15,16) e deseja sacrifícios santos (Rm 12.1). Pense nisso!

 

(By Pr. José Carlos Rodrigues)

Fechar Menu